Grande Curitiba

Centro histórico da Lapa

Rotas do Pinhão

Na capital do Paraná é possível fazer uma viagem pelo mundo e nos seus arredores, podem ser descobertos muitos outros encantos na conhecida “Rotas do Pinhão”, um misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas e rurais.

A Lapa possui um Centro Histórico de 14 quarteirões tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além de oferecer atividades de turismo rural em hotéis fazenda e chácaras de lazer, sem contar a gastronomia lapiana, com fortes resquícios do tropeirismo e seu passado ligado à Revolução Federalista.


Vila de São Luiz do Purunã

Ainda dentro da Rota dos Tropeiros encontramos Balsa Nova com sua bucólica Vila de São Luiz do Purunã, Campo Largo que se destaca pela produção de louça e porcelana de muita qualidade, Rio Negro com seu artesanato em palha de milho e seu imponente Seminário Seráfico e Campo do Tenente.

Mas nesta região, as atividades rurais se destacam — são cafés coloniais, restaurantes, cavalgadas e muitas outras atrações de lazer formando diversificados roteiros.


Em Colombo e São José dos Pinhais, é possível fazer roteiros do vinho e em Pinhais a rota da cerveja. Em Campo Magro, Quatro Barras, Piraquara e Campina Grande do Sul, Cerro Azul, a natureza e aventura são atrações. Em Araucária, Almirante Tamandaré e Pinhais a ruralidade é o ponto forte.

Sítios e Edificações Históricas

Nas Rotas do Pinhão é possível interpretar o patrimônio histórico das cidades e reviver o passado paranaense passando por antigos caminhos coloniais. Vale descobrir os encantos do Seminário Seráfico de Rio Negro, exemplar da arquitetura típica da região, bem como dos centros históricos de Piraquara e da Lapa, que também conta com a Casa Vermelha, onde funciona o Museu Tropeiro, e com o Panteon dos Heróis, grande monumento cívico do Paraná em lembrança aos heróis que lutaram durante a Revolução Federalista.

Circuitos e Roteiros Turísticos

A diversidade étnica do Paraná está reunida em circuitos e roteiros que retratam a influência europeia e o ciclo do tropeirismo. Nas Rotas do Pinhão destacam-se a Rota dos Tropeiros, o Circuito Italiano em Colombo, o Caminho do Vinho em São José dos Pinhais e os Caminhos do Guajuvira em Araucária.

Ecoturismo e Turismo de Aventura

Cicloturismo: vales, campos, praias, serras e florestas — algumas das paisagens paranaenses que podem ser apreciadas pedalando pelo estado. Nas Rotas do Pinhão, indicamos explorar a capital de bicicleta e rumar para a Lapa, descobrindo os belos cenários de suas estradas secundárias.

Caminhada: no Paraná existem programas de caminhadas organizados por operadoras especializadas, com excelentes opções de visitação em unidades de conservação e passeios ecológicos. Uma dica é não deixar de visitar o Caminho do Itupava em Quatro Barras.

Montanhismo: a poucos quilômetros de Curitiba se situa a Serra do Mar paranaense, que dispõe de algumas das montanhas mais conhecidas do Brasil. Nas Rotas do Pinhão, vale se aventurar no Morro do Anhangava em Quatro Barras, no Morro do Canal em Piraquara e no Morro do Araçatuba em Tijucas do Sul.

Espeleoturismo: a possibilidade de apreciar belos espeleotemas em cavernas é uma das fortes atrações do Paraná. Um convite imperdível para os amantes da aventura subterrânea é conhecer as grutas e cavernas do Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, e o Parque Municipal Gruta de Bacaetava, em Colombo.

Rafting: descer os rios em botes infláveis, sentindo as emoções de enfrentar corredeiras, revela um novo cenário natural a cada curva. Nas Rotas do Pinhão indicamos a experiência inesquecível de praticar rafting no Rio Açungui em Campo Magro e no Rio Ribeira em Cerro Azul.

Fonte: Paraná Turismo

Veja também: Viaje Paraná / Rotas do Pinhão